Prefeitura de Osasco expõe maquete com cerca de 50 obras, projetos e ações do governo

25335794213_9e6140b852_n

Na sexta-feira (18/03), técnicos das secretarias municipais de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehdu), Planejamento e Gestão (Seplag), Relações Institucionais (SRI) e Comunicação Social (Secom) reuniram-se, na Prefeitura, para planejar as estratégias de divulgação e instalação da “Maquete Esquemática”, recurso este em que é possível identificar as intervenções urbanas que aconteceram no território da cidade nos últimos anos, bem como as que estão previstas para o futuro.

Já concluída, a maquete ficará exposta, entre os dias 28 de março e 25 de abril, no Osasco Plaza Shopping. Segundo a diretora de Habitação, Cristiane Dutra, ela proporcionará à população osasquense, “a partir de uma experiência lúdica de observação, o reconhecimento e ressignificação do espaço da cidade, bem como se apropriar das transformações que estão em andamento”, explica.

25843720302_c59b2fc4a4_n

A exposição do material é mais uma das ações de transparência da atuação pública municipal, pois contribuirá na compreensão e interpretação dos projetos de grande porte, como estruturação do sistema viário, canalizações e urbanizações de assentamentos e eixos de desenvolvimento, assim como as ações pontuais, construções e reformas de equipamentos públicos, escolas e unidades de saúde.

“Assim, o cidadão terá aprofundada a percepção do território e seu sentido de pertencimento à cidade, estimulando a capacidade de observar, interpretar e debater os projetos e ações públicas, de forma a efetivar também o controle social da administração”, avalia o prefeito Jorge Lapas.

25964517385_661da015e9_c

De grande impacto visual, a maquete foi confeccionada em escala 1:1000, com reprodução fiel da topografia da cidade e é composta de 6 módulos que conformam um conjunto com dimensões de 2,5 x 6,0 metros, que reproduzem esquematicamente 15 km ² da cidade. “É possível identificar as características de seu adensamento com a representação dos trechos ocupados, majoritariamente, por casas, galpões ou edifícios verticalizados. São cerca de 50 obras, projetos e ações mapeados e identificados por cores e placas indicativas”, esclarece o secretário de Habitação de Osasco, Sérgio Gonçalves.

A Prefeitura ficará responsável pelo transporte, montagem e desmontagem do material no shopping. Servidores públicos farão plantões nos horários de exposição para esclarecimento de dúvidas referentes aos projetos apresentados. (Texto: Ricardo Datrino – Fotos: Filipe Nunes – SECOM)

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *